terça-feira, 22 de abril de 2014

Objetivo

Irmãos, "graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." (1Co 1:3)

Gostaria de "inaugurar" o blog, resumindo o seu objetivo e a minha motivação para criar "mais uma" página na blogosfera para expressar idéias.

Motivação:
Temos visto e acompanhado diversos blog's de váriadas linhas teológicas, todos com algo em comum: "O debate da teologia teórica". Não falta material na internet para quem quer se aventurar nos debates teológicos, indo de temas controvérsos desde o início da igreja até temas contemporâneos. A lista para os debates é longa e não faltam blog's/sites para isso.
 

Quando falamos de colocar tudo que debatemos em prática, vejo que apesar de encontrarmos materiais, são poucos e ainda dentre os poucos, alguns de qualidade duvidosa. Fora isso, conheço pessoas com um conhecimento extraordinário da palavra de Deus mas que pouco põem em prática. Fora os que são do tipo "faça o que eu digo e não o que eu faço".

Creio que precisamos de mais "Baxters e Wesleys"[1] nos nossos dias. Faço minhas as palavras de Leonard Ravenhill: 
"Os principais teólogos de nossos dias "trabalham em teorias religiosas", mas – e preste bastante atenção nisso – eles não são conhecidos como ganhadores de almas. Meu enfado contra os principais teólogos de nossos dias é que eles são críticos da Bíblia recostando-se em camas floreadas de sossego, nos oferecendo das suas sinecuras mentais, conjuntos de teologia feitos sob medida.

O oposto a tudo isso era o caso de Baxter. Sua alma afligia-se pelas almas dos homens. Ele sempre saía sorrindo a bendita mensagem do sangue da eterna aliança. Ele não era um sonhador espiritual retirado em uma torre teológica de marfim. Nem era um teólogo de laboratório, dissecando um dogma morto. Como Wesley, Baxter era um santo prático. Baxter permaneceu firme como uma rocha em tempo e fora de tempo!
" [2]

Objetivos:
  • Despertar os Cristãos, para a importância da prática de tudo que aprendem;
  • Compartilhar conhecimento e experiências para aprendizado e edificação e;
  • Divulgar obras de homens (do passado e contemporâneos) usados grandemente por Deus em seus ministérios teóricos e práticos, para também aprendermos com eles;

Nâo é Objetivo:
  • Debates teóricos de teologia de qualquer espécie (Ex: Arminianismo x Calvinismo, etc) e;
  • Desencorajar o estudo da teologia. (Visto ser um blog de teologia prática, pode ocorrer o engano de pensarem este estar criticando o estudo minucioso das escrituras. A idéia do blog é exatamente oposta a essa. Nossa idéia é incentivar os leitores ao estudo minucioso das verdades de Deus (bíblia sagrada) e assim colocar tudo o que aprenderam em prática.)

Enfim:
Espero contribuir com a minha pouca experiência Cristã e aprender com os leitores através dos comentários, e-mails e etc.

Vamos caminhando, sendo exemplos para edificação da igreja, seguindo a orientação que Paulo deu a Timóteo: "...torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza." (1TM 4:12)

A graça seja com todos.



[1] Baxter (Richard Baxter, 1615-1691) e Wesley (John Wesley, 1703 - 1791) foram teólogos que tiveram seus ministérios marcados na história pelo reavivamento que seus ensinos causaram. Não podemos falar de teologia prática sem citar esses dois homens de Deus.
[2] Trecho do artigo de Leonard Ravenhill, traduzido da versão da Bethany House Publishers. Foi veiculado no DAYSPRING, com direito autoral da Bethany House Publishers, 1963.

2 comentários:

  1. Que este seja o início de um grande trabalho espiritual. Que os problemas e dificuldades não venham a lhe desanimar, mas que todos os dias o Senhor lhe conceda sabedoria para que possamos aprender mais de Deus.

    A paz da parte de Deus e de seu filho Jesus Cristo seja com você irmão nesse nova obra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido irmão.
      Que Deus nos abençoe grandemente nessa nova caminhada.

      Excluir